Você já ouviu falar no RCTR-C, também conhecido como seguro obrigatório de carga? Trata-se de uma das modalidades de coberturas que asseguram um transporte de cargas mais protegido. No entanto, diferentemente dos outros seguros, este é de caráter obrigatório, devendo ser contratado impreterivelmente pelas transportadoras. Continue a leitura para entender mais sobre ele!

Conheça melhor o seguro obrigatório de carga

O que é?

O RCTR-C (Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga) é um seguro obrigatório de carga para todas as transportadoras brasileiras. A cobertura abrange os prejuízos causados nas mercadorias em decorrência de acidentes de trânsito. Por exemplo: colisão, tombamento, incêndio, explosão, capotamento e abalroamento.

O RCTR-C evita que as transportadoras arquem com grandes despesas causadas pelos sinistros. O seguro consiste em uma apólice que deve ser adquirida por todas as empresas transportadoras registradas na ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre).

Coberturas adicionais

O transportador pode incluir na sua apólice de seguro obrigatório de carga algumas coberturas adicionais ou cláusulas específicas. Esses serviços extras garantem uma proteção mais abrangente para o transporte de mercadorias. Um ótimo exemplo é a cobertura adicional de avarias, que ampara danos às cargas em decorrência de quedas, molhaduras e mau acondicionamento.

No caso da contratação dessa cobertura, não é necessário que ocorra um acidente com o veículo transportador (diferentemente do seguro obrigatório de carga). Alguns transportes, como contêineres, objetos de arte e mudanças em geral, já requerem a inclusão de cláusulas específicas.

Outros tipos de seguros de carga

Além do seguro obrigatório de carga, existem outras modalidades opcionais que podem ser contratadas pelo proprietário da carga, pela transportadora ou pelo motorista autônomo. Veja as principais:

  • RCF-DC (Seguro de Responsabilidade Civil Facultativo por Desaparecimento de Cargas);
  • RCTR-VI (Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador em Viagem Internacional);
  • RCTA-C (Seguro de Responsabilidade Civil do Armador – Cargas);
  • RCA-C (Seguro de Responsabilidade Civil do Transportador Aéreo de Carga).

A ETIS trabalha com o seguro obrigatório de carga em dia!

A ETIS, enquanto uma transportadora de máxima confiança, possui a apólice do RCTR-C em dia. Dessa forma, contamos com a cobertura de qualquer dano que pode vir a acontecer durante o transporte de cargas. Ou seja, durante todo o processo de entrega, sua mercadoria estará devidamente protegida conosco! Quer saber como? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Esta informação foi útil para você? Continue lendo o blog da ETIS e expanda seu conhecimento sobre transporte de cargas, mudanças e afins. Veja os artigos que separamos para você:

Abrir chat
Precisa de ajuda?