Mudar de endereço é um processo que envolve muitos fatores: transportadora, valores, pontualidade… Esses elementos são primordiais para organizar um planejamento que seja eficiente e, acima de tudo, ágil. Nessa correria, as pessoas esquecem de uma coisa muito importante: mais do que entregar a mobília rapidamente, é necessário fazer isso de modo que não cause nenhum dano a ela. Por isso, a ETIS preparou este artigo com os cuidados gerais que devem ser aplicados durante o transporte de móveis. Confira!

Cuidados gerais para o transporte de móveis

1- Desmontagem

Em primeiro lugar, deve-se tomar cuidado com algumas decisões a serem tomadas antes do transporte de móveis. O mais importante é: os objetos não devem ser transportados montados! Rack, cama, guarda-roupa e outros objetos maiores são mais frágeis. Portanto, devem ser devidamente desmontados antes da mudança.
As peças, principalmente as de vidro, devem ser embaladas separadamente, bem outras partes soltas e menores, como parafusos e porta-ovos da geladeira. Caso não seja possível desmontar a mobília, recomenda-se retirar gavetas e prateleiras.

2- Embalagem

Ainda falando sobre os procedimentos antes do transporte de móveis em si, chegamos à questão da embalagem. O acondicionamento de todos os itens depende, sobretudo, do tipo de objeto que será transportado. Alguns materiais, por serem mais frágeis, exigem um embalo mais resistente para evitar rupturas e arranhões.
É recomendável que os objetos sejam guardados nas suas embalagens originais, sempre que possível. No entanto, existem outras embalagens que são muito utilizadas e oferecem boa proteção, como plástico bolha, papel ondulado, isopor e caixas de papelão. Mantas e materiais acolchoados também oferecem segurança, enquanto as cintas podem ser usadas para prender a mobília durante o deslocamento.

3- Eletrodomésticos

Televisão, fogão, geladeira, micro-ondas e outros eletrodomésticos exigem cuidados especiais. Primeiramente, eles devem ser totalmente esvaziados. Retire alimentos, água e qualquer outro elemento que possa estar no seu interior. Depois, é necessário revestir toda a peça para evitar danos. Para isso, use chapas de isopor e papel ondulado no seu exterior e isopor na parte interna.
A disposição dos eletrodomésticos no caminhão de mudança também requer atenção. O ideal é acomodar os equipamentos maiores primeiro, como geladeira e fogão, e depois os itens menores, como cafeteira e rádio. Não coloque-os deitados, empilhados ou amontoados. Os itens devem ser dispostos na posição vertical!

4- Objetos frágeis ou delicados

O transporte de móveis mais frágeis, como espelhos e outros itens de vidro, deve ser feito com máxima atenção. Utilizar fita adesiva é um ótimo truque para evitar a quebra de impacto ou pressão sobre o objeto. Para isso, basta passar a fita adesiva em toda a peça, com camadas alternadas no sentido vertical e horizontal. Por fim, enrole o item em plástico bolha e papel ondulado. Quanto mais camadas, melhor.

5- Manuseio

A etapa de manipulação dos itens durante o transporte de móveis é mais do que importante para evitar prejuízos. Todos os produtos devem ser manuseados com calma e cuidado, um a um, durante as ações de carga e descarga. Enfim, também não é aconselhável transportá-los pelas partes móveis, como puxadores e tampas.

Ufa! Agora você já conhece todos os cuidados que devem ser adotados durante o transporte de móveis. A partir de agora, coloque-os em prática na sua mudança comercial! Temos certeza que fará uma diferença e tanto nesse novo momento da sua vida. Para te ajudar ainda mais nesse processo, conte com a ETIS! Realizamos mudança residencial, mudança comercial e içamento de móveis em toda a cidade do Rio de Janeiro. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Se você gostou deste artigo, continue lendo sobre mudanças, transporte de cargas e afins no blog da ETIS. Acesse o link e confira!

Abrir chat
Precisa de ajuda?