05Dez
içamento de materiais

Como garantir a segurança do içamento de materiais?

O içamento é uma técnica de transporte vertical que contribui para que diversos móveis possam ser posicionados em altura. Desta forma, trata-se de uma prática onde a principal ideia é elevar o objeto até que ele alcance o ponto destino. A escolha por esse modelo de deslocamento é feita quando não há outra opção de passagem que comporte as dimensões do item. Mas afinal, como uma empresa pode garantir a segurança durante o içamento de materiais? Desenvolvemos este artigo para responder à pergunta! Prossiga a leitura e entenda como o processo é feito.

Quais são as precauções para o içamento de materiais?

Uma empresa especializada em içamento de materiais deve seguir com rigor as condições estabelecidas pela NR-11. Nela, uma série de regras para assegurar o processo de içamento encontram-se registradas. Na sequência, separamos algumas delas para que você possa compreendê-las e, assim, ter a oportunidade de escolher pela melhor transportadora do RJ.

1- Check-list do equipamento

Antes de iniciar o processo, o operador deverá inspecionar todos os equipamentos envolvidos na suspensão do objeto. No caso de um guindaste, por exemplo, deverão ser analisados uma série de peças. Elas são:

  • cilindros hidráulicos: responsáveis por levantar a carga e mover o braço;
  • alavancas: permite que a carga alcance a elevação na altura desejada;
  • polias: conjunto de roldanas que enviam força para a carga.

Apenas depois deste primeiro momento, considerando que todo o sistema está apto para iniciar o içamento de materiais, o colaborador poderá dar início ao processo.

2- Inspeção do local

Após o check-list do sistema operacional, é preciso analisar todas as outras questões que podem influenciar diretamente no içamento de materiais. Por isso, o operador deverá atentar-se à condição do solo, movimentação da via, tamanho do ambiente disponibilizado para a movimentação da máquina e outros fatores. Portanto, a inspeção do local consiste em um estudo das questões que influenciam na capacidade da carga acessar o local devido.

3- Isolamento da área

Durante o estudo da área, que ocorre ao longo da inspeção do local, as condições negativas para o içamento devem ser consideradas. O isolamento da área, portanto, contribui como um integrante deste primeiro processo a fim de impedir que durante o içamento ocorram erros graves. Por exemplo, delimitar a área evita que pessoas fiquem expostas aos riscos fornecidos pelo procedimento.

Além disso, também favorece para que o operador e seus auxiliares mantenham a atenção voltada à carga.

Opte pela ETIS para o içamento de materiais!

Os profissionais da ETIS são altamente instruídos para exercer as técnicas manuais necessárias ao transporte vertical no RJ! Além disso, respeitamos as medidas de segurança necessárias para que os objetos não sejam danificados durante o içamento. Eles podem ser: pianos, geradores, caldeiras, carros, telões, piscinas, cofres e muito mais. Somos a melhor empresa para prestar o serviço de içamento de materiais!

Em nosso blog, não deixe de conferir outros artigos como este! Você encontra lá:

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags