03Abr
o que é içamento

O que é içamento? Tire todas as suas dúvidas aqui!

Você já precisou transportar objetos de grande porte, como pianos e carros, para outro endereço? Se sim, então você se deparou com um serviço chamado içamento. Trata-se de uma atividade bastante comum em obras e mudanças, mas que é indicada para casos extremos. Ficou curioso? Neste artigo, explicaremos o que é içamento e responderemos outras dúvidas relacionadas ao assunto. Confira!

O que é içamento?

De acordo com o dicionário, içamento é “a ação ou efeito de içar, erguer, fazer subir”. No âmbito da construção civil, é preciso levar esse questionamento sobre o que é içamento a outro patamar. Em uma obra, içamento é o serviço que, literalmente, faz um objeto ser erguido sem o auxílio de um elevador ou escada. Em outras palavras, é a atividade que eleva um item pelo lado externo do edifício, rente à fachada, e o coloca para dentro do local de destino pela varanda ou janela.

Como funciona?

Depois de saber o que é içamento, vamos entender como ele funciona. Os funcionários prendem o objeto em uma máquina que faz o içamento. Além disso, existem duas cordas na parte inferior do objeto que servem como mecanismo de controle caso haja incidência de ventos e outros imprevistos.

Quando devo contratar?

O serviço de içamento se faz necessário quando você precisa transportar objetos de grandes dimensões para andares muito altos. Em geral, esses itens não cabem no elevador e não conseguem subir a escada. É o caso de pianos, carros, caldeiras, telões, piscinas, cofres, geradores, caixas eletrônicos, etc. A única alternativa é transportá-los por fora do edifício, ou seja, por meio do içamento. Para isso, a varanda ou a janela devem ser largas o suficiente para permitir a entrada dos objetos no local.

Como é o transporte de móveis sensíveis?

Depois de saber o que é içamento, muitas pessoas têm dúvidas em relação ao traslado de materiais frágeis, como vidros. Nessas situações, a transportadora deve fazer uma embalagem específica para embrulhar os itens mais sensíveis. Essa medida preventiva evita que os objetos sejam danificados durante o transporte.

Até quantos quilos podem ser içados?

Cada empresa trabalha com um maquinário diferente, logo, a capacidade de peso varia. As máquinas mais potentes suportam até 1 (uma) tonelada, mas isso depende do tipo de serviço realizado e da disponibilidade da transportadora.

Precisa de documentação específica?

O condomínio deve autorizar a realização do içamento dentro das suas dependências. Para isso, você deve entregar um documento que ateste a concessão do pedido. Ademais, a empresa responsável pelo serviço deve apresentar um Registro de Responsabilidade Técnica (RRT).

É importante também conversar com o zelador para que ele te ajude a isolar a área do térreo. Dessa forma, você terá um braço direito na proteção do espaço comum a todos, evitando possíveis acidentes com outros moradores.

Quem realiza o içamento de cargas?

Após conhecer o que é içamento e tudo o que o envolve, saiba que este serviço só pode ser realizado por empresas especializadas. O transporte vertical de grandes objetos é extremamente delicado e, por isso, somente profissionais habilitados podem executá-lo com perfeição. A ETIS possui todos os certificados necessários para validar a atuação no mercado, bem como funcionários treinados e com expertise no assunto.

Conte com a melhor empresa de içamento do Rio de Janeiro. Conte com a ETIS! Somos especialistas em transporte vertical de pianos, piscinas, antenas parabólicas, cofres, máquinas industriais e outros materiais delicados. Executamos todo o processo com cautela para que o resultado seja impecável. Entre em contato conosco e conheça mais sobre o serviço de içamento!

Este artigo foi útil para você? Que tal continuar lendo sobre o assunto? Separamos os melhores artigos do blog da ETIS para você:

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags