27Maio
içamento de carga

Içamento de carga: entenda o que é e como funciona

Você já se deparou com móveis enormes ocupando espaço em ambientes localizados no alto de um prédio? Por exemplo: como um grande jogo de sofás chegou até o apartamento de um morador do oitavo andar? O içamento de carga é a resposta para essa pergunta! Também conhecido como transporte vertical, o serviço é solicitado para carregar grandes objetos durante as mudanças. Entenda melhor o que é e como ele é feito neste artigo da ETIS!

O que é içamento de carga

içamento de carga - o que é

O içamento de carga é uma atividade com elevação de peso de modo vertical. Tem como finalidade transportar móveis, máquinas, vidros e outros objetos pesados e/ou com extenso comprimento. É muito solicitado durante mudanças residenciais e comerciais, já que alguns itens são impossíveis de passar no vão da escada ou no elevador. Desse modo, a entrada dos objetos é feito pela janela ou pela sacada.

O procedimento é indicado para evitar problemas na movimentação de cargas valiosas, como pequenas batidas e outros acidentes de percurso. O içamento de carga é realizado utilizando algumas técnicas manuais e equipamentos específicos. Inclusive, é necessária autorização prévia do condomínio para sua devida execução.

Por ser considerado um serviço de alto risco, é muito importante que as pessoas que contratam o serviço sejam cuidadosas. Deve-se verificar se a transportadora cumpre todas as medidas de segurança, seja com seus funcionários ou com a carga içada.

Como funciona

içamento de carga - funcionamento

Em geral, o içamento de carga é feito por meio de um sistema de cordas ou cabos de aço. A escolha do material está atrelada ao peso do objeto e a altura que este será içado. São utilizados equipamentos de alta tecnologia para elevar os objetos com máxima segurança. Um guindaste, por exemplo, é usado para içar a carga pelo lado externo do prédio. Aqui, o equilíbrio é fundamental. Plataformas elevatórias também são utilizadas para este fim.

Os profissionais utilizam técnicas de amarração e movimentação para assegurar a integridade do produto. Eles devem estar equipados com todos os acessórios de proteção adequados e devem dispor de ferramentas de apoio. Com os métodos certos, é possível elevar dezenas de toneladas por várias horas em um único serviço, sem intervalos.
A equipe responsável pelo içamento de carga é acompanhada e supervisionada durante todo o processo.

Esse fator é primordial para garantir a execução correta dos procedimentos, como escolha da embalagem apropriada e elevação estável das peças. Geralmente, o serviço não é feito em dias de chuva ou com ventania para evitar a instabilidade.

Como contratar

içamento de carga - contratação

O serviço de içamento de carga deve ser feito somente por empresas especialistas na área e que tenham equipamentos certificados pelo INMETRO. É muito importante que os clientes pesquisem seu histórico de serviços e entenda como o procedimento é feito por elas. Escolher a melhor transportadora é crucial para que você não tenha prejuízos e fique satisfeito com o resultado final.

A ETIS, transportadora do RJ , possui o know-how ideal para realizar a elevação de cargas pesadas para a sua mudança! Possuímos experiência no içamento de móveis, equipamento hospitalar  e escada rolante . Nosso serviço é ágil, habilidoso e seguro. Entre em contato conosco e saiba como usufruir dos benefícios de ser nosso cliente!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags