Durante a elaboração de um projeto arquitetônico e execução da obra, também é preciso pensar em formas de diminuir custos demasiados. A racionalização construtiva é usada para avaliar os melhores produtos, quantidade de profissionais e materiais necessários para a obra. É um planejamento que cobre o antes, durante e depois da construção. Neste artigo, vamos explicar como funciona e citar como a ETIS pode entrar na sua racionalização construtiva. Acompanhe a leitura, a seguir!

O que é racionalização construtiva?

Trata-se de um planejamento realizado em prol de otimizar e garantir à construção apenas os gastos necessários. Para começar a obra, é preciso de uma visão ampla, mesmo que resumida, de todo o projeto. Com isso, torna-se possível analisar e apontar quais pontos podem ser modificados. A racionalização construtiva é o que tira a ideia do papel com todos os custos já previstos e com fatores que cobrirão a obra até chegar ao resultado final.

Pontos altos

  • O projeto arquitetônico respeita e segue as necessidades do empreendimento;
  • projetos padronizados;
  • custos e tempo devidamente racionalizados, afinal, tempo é dinheiro;
  • materiais e equipamentos escolhidos com cuidado;
  • racionalização dos recursos humanos envolvidos;
  • processo de construção otimizado com inclusão de tecnologias.

Planejamento

Na hora de planejar a racionalização construtiva, é preciso mudar a cultura organizacional do ambiente a receber a construção. Isso quer dizer: desde o início, contar com uma equipe eficiente, equipamentos de qualidade e gestão de prazos e segurança. Durante o processo, existem consultorias e parcerias, bem como análise de riscos, cálculo de gastos e lucros, entre outros.

8 Vantagens

  1. Serviço de qualidade e segurança;
  2. gastos supérfluos são cortados;
  3. tempo de construção reduzido ao necessário;
  4. redução de possíveis danos no ambiente de construção;
  5. análise de risco precisa;
  6. processo de construção é simplificado;
  7. consumo consciente de produtos e materiais;
  8. acompanhamento detalhado de todas as etapas da construção.

Serviços que podem ajudar!

Conte com a ETIS!

A ETIS oferece todos os serviços supracitados que podem ajudar na racionalização construtiva do seu projeto arquitetônico. Entre em contato agora e peça seu orçamento!

Abrir chat
Precisa de ajuda?