03Maio
organização de mercadorias

Como é feita a organização de mercadorias no caminhão?

O transporte de cargas é um serviço que requer muito planejamento, desde a armazenagem dos produtos até a entrega ao destino final. Nesse contexto, prever uma boa organização de mercadorias dentro do caminhão é imprescindível para garantir a integridade da carga. Além disso, minimiza os riscos de prejuízo para a empresa e de acidentes para o motorista. Entenda como o processo de disposição de produtos dentro do veículo é feito, a seguir.

Entenda a organização de mercadorias no caminhão

Distribuição do peso

O primeiro ponto observado pelos profissionais responsáveis é o peso total da carga que será transportada. Isso é importante para evitar a desigualdade de peso entre os lados e não sobrecarregar os eixos do veículo. Uma boa dica praticada nesse processo é aplicar a organização de mercadorias no ponto central do caminhão. Assim, é possível fazer uma distribuição equivalente das cargas.

As cargas alocadas no centro ajudam a diminuir os efeitos de uma divergência na frente, atrás ou em um dos lados do transporte. Ao longo do desembarque, deve-se tomar cuidado para não haver o desequilíbrio.

Tipos de materiais

Uma organização de mercadorias excelente prevê a distribuição por tipos de materiais. Essa técnica serve para diversas situações. Por exemplo, isolamento dos produtos frágeis para evitar avarias ou preenchimento dos materiais de tamanhos diferentes para que não sobre espaço entre eles. Há também a distribuição equivalente de mercadorias com pesos diferentes. Uma atenção maior é dada ao volume ocupado pelas cargas líquidas, sempre com a intenção de manter o tanque cheio.

Posicionamento das cargas indivisíveis

Cargas indivisíveis são peças unitárias que não podem ser divididas durante o transporte. Geralmente, são máquinas e equipamentos de grande porte que ocupam a maior parte do caminhão. Nesses casos, é importante adotar uma distribuição equivalente do peso do material no espaço entre os eixos do veículo.

Planejamento da distribuição

A distribuição da carga deve ser planejada de acordo com o trajeto. A duração da viagem, as condições da estrada e outros fatores da rodovia são levados em consideração. Por exemplo, se o caminhão passará por um rio durante a viagem, é fundamental proteger a carga com bóias ou cobertores impermeáveis.

Embarque pelo eixo traseiro

Um dos principais pontos sobre a organização de mercadorias no caminhão é em relação ao embarque dos materiais. O eixo traseiro não contém nenhum peso extra sobre ele, enquanto o dianteiro já possui agregado o peso da cabine. Por isso, o mais indicado é começar a alocar a carga do eixo traseiro para o dianteiro. Dessa forma, é possível distribuir adequadamente o peso sobre todos os eixos do veículo.

Produtos maiores deitados

Esta é uma lógica simples. Dispor os produtos maiores deitados é a melhor forma de distribuir o peso deles em um espaço maior da carroceria. Assim, há um maior equilíbrio da força gravitacional nas laterais do veículo. Além disso, também evita acidentes com os produtos de maior volume caindo sobre os outros. Uma situação como essa pode causar altos prejuízos à transportadora e, consequentemente, aos seus clientes.

Sem espaço no tanque

A organização de mercadorias no caminhão deve ser planejada de forma que não sobre espaço no tanque. Transporte de líquidos inflamáveis, por exemplo, requer o reservatório sempre cheio. Quando o nível não está no máximo, o líquido pode chacoalhar durante a viagem e causar acidentes nas estradas. Nesse ponto, todo cuidado é pouco para garantir a segurança!

Como é perceptível, a organização de mercadorias durante o transporte de cargas é extremamente vital para o sucesso do serviço. Se você procura por uma empresa séria que preza pela qualidade dos produtos transportados, conte com a ETIS! Estamos há quase 50 anos no mercado e somos especializados em mudanças comerciais e residenciais, içamento de móveis, guarda-móveis e transporte de cargas em geral.
Toda a nossa frota é composta por veículos próprios, rastreados e monitorados 24 horas por dia. Nossos profissionais são cuidadosos e lidam perfeitamente com cargas de diferentes tipos e volumes. Quer saber mais sobre os nossos serviços? Entre em contato agora mesmo!

Compartilhe: