10Dez
segurança de obras de arte

Como garantir a segurança das obras de arte durante o transporte?

O transporte de obras de arte é um serviço que deve ser realizado com muito cuidado pelos profissionais responsáveis. Seja pelo seu valor histórico, financeiro ou afetivo, as peças devem ser transportadas com medidas preventivas para evitar prejuízos. Por isso, é essencial que seja elaborado um planejamento minucioso para garantir a segurança dos objetos. Todas as etapas são previstas com máxima cautela, desde a escolha da embalagem até a entrega ao destino final.

Pensando na importância da preservação das obras de arte durante seu deslocamento, a ETIS preparou um artigo especial para você. Separamos as principais recomendações de segurança que devem ser aplicadas no translado dessas peças para museus, exposições e residências particulares. Portanto, continue conosco e anote nossas dicas!

Dicas para segurança no transporte de obras de arte

Planejamento

Antes de executar todo o processo de armazenagem e transporte das obras de arte, um planejamento deve ser elaborado. É feita uma análise preventiva acerca de todo o procedimento para verificar as condições da peça e dos locais de entrada e saída. O peso e o material do objeto são averiguados, assim como o local por onde o material vai sair do ponto de origem e chegar ao destino.

Materiais extras, como piso, fachada e outras obras de arte também devem ser verificados. Isso evita que outros materiais presentes no espaço onde a carga está instalada sejam danificados durante o translado.

Além disso, a escolha de profissionais especializados no processo também é realizada durante o planejamento. É primordial que sejam recrutados somente especialistas que tenham treinamento específico para executar a atividade. A partir de todas as informações coletadas são empregadas as técnicas mais apropriadas, de acordo com cada situação. Portanto, um bom planejamento é essencial para garantir eficiência e segurança no trabalho de carregamento de peças valiosas.

Embalagem

embalar obras de arte

O acondicionamento das obras de arte é um dos fatores mais importantes para impedir que os objetos sofram avarias. Há diversas formas de embalar um produto, e esse fator depende das particularidades de cada tipo de material. Normalmente, é utilizado plástico-bolha e papel especial para embrulhar as peças de modo que ela não transpire. Em seguida, os objetos devidamente embalados são dispostos em caixas de madeira feitas sob medida para a obra.

É recomendado que cada artigo seja embalado separadamente com a proteção de isopores, espumas, papelão ondulado e plástico-bolha. O manuseio deve ser realizado por profissionais qualificados e que estejam sempre utilizando luvas para preservar o estado das peças. Em certos casos, há necessidade de caixas e invólucros personalizados para proteger o produto com eficiência.

Carregamento

O transporte de cargas sensíveis, como as obras de arte, necessita de equipamentos tecnológicos sofisticados e específicos durante o carregamento. O traslado de saída e chegada da peça e sua acomodação no veículo podem ser feitos de diferentes modos, de acordo com as características da obra. O peso, as dimensões, o material e a estrutura dos itens são levados em consideração no momento de escolher a melhor ferramenta e técnica de manuseio.

O método mais utilizado para manuseio, remoção e deslocamento das obras de arte é o içamento. Ele pode ser empregado para o transporte na vertical de produtos para diversas alturas, pesos ou volumes. Por isso, é amplamente aplicado no carregamento de cargas valiosas e que necessitam de maior cuidado no deslocamento.

Veículos

transporte de obras de arte

Veículos específicos são ideais para evitar que as obras de arte sejam destruídas. As peças devem ser muito bem acomodadas para que não ocorra nenhum risco de queda, dano ou avaria. Portanto, os veículos devem ser os mais confortáveis possíveis e contar com alguns dispositivos para garantir a segurança. Caminhões do tipo baú com plataforma hidráulica e suspensão pneumática são os mais indicados para esse tipo de transporte, pois evitam trepidações e abalos na carga.

Os veículos devem contar com sistema de climatização para impedir que a obra seja danificada por ações do tempo e temperaturas extremas. Além disso, devem possuir guindastes veiculares para possibilitar o içamento e rastreamento via satélite para garantir segurança contra roubos. Portanto, a escolha dos veículos certos é primordial para assegurar a proteção das obras de arte durante o translado.

Transportadora

empresa que faz transporte de obras de arte

Para realizar o deslocamento de obras de arte com segurança, o mais indicado é contar com uma transportadora especializada. Uma empresa de transporte de cargas é a opção ideal para quem busca esse tipo de serviço, pois oferece mão-de-obra capacitada e equipamentos tecnológicos. Além de fornecer soluções personalizadas para cada tipo de peça e zelar pela conservação da obra como prioridade. Para isso, você pode contar com a ETIS! Somos uma empresa de mudança que realiza transporte de obras de arte na cidade do Rio de Janeiro.

A ETIS conta com frota própria de veículos rastreados via satélite e sede devidamente coberta com total segurança e monitoramento 24 horas. Inclusive, nossos veículos possuem suporte e bloqueio remoto em casos de emergência e situações de risco. Nossos profissionais são registrados, uniformizados, especializados e treinados com grande experiência no manuseio de peças sensíveis. Entre em contato conosco e saiba mais como poderemos transportar suas obras de arte em segurança!

Compartilhe: