06Jan
CIOT gratuito

Você sabe a importância do CIOT gratuito?

A Agência Nacional de Transportes Terrestres organiza e fiscaliza todos os cadastros necessários para transportadoras atuarem em solo brasileiro. O CIOT gratuito é mais um entre eles, porém com grande importância. É emitido no contrato de frete e combate pagamentos injustos relacionados à taxa. Neste artigo, conheça mais esse lado da transportadora não muito comentado, mas que está incluso nos serviços que você solicita. Leia mais a seguir!

Tudo o que você precisa saber sobre CIOT gratuito

O que é

Sigla para Código Identificador da Operação de Transporte, o CIOT gratuito é obrigatório no fechamento de contratos de fretes, juntamente com o número do CTRC. Ele combate formas incorretas e injustas de se praticar valores de frete. Desde a Resolução nº 3658 de 19/04/2011 esse cadastramento é necessário para operação de transportes de cargas no Brasil.

Importância

O CIOT gratuito é entendido como Nota Fiscal e utilizado para acompanhar faturamento e contabilizar a receita. Ou seja, é um documento importante e intransferível. Para a relação entre transportadora e caminhoneiro, o CIOT gratuito emitido permite um controle maior. A ANTT garante que todas as movimentações respeitem as leis vigentes.

Necessidade

A transportadora que não emite seu CIOT pode gerar resultados prejudiciais aos serviços realizados. Portanto, o registro de cada operação de transporte de cargas é necessário para todos os prestadores de serviços no segmento.

Para não aumentar seus gastos, o CIOT gratuito também é uma opção e vamos explicar, a seguir, o processo de solicitação.

Emissão: quando, por quem e como

  • Deve ser gerado a cada contratação (em casos de transportadores autônomos ou transportadoras com mais de 3 veículos registrados);
  • a transportadora deve cadastrar suas operação na ANTT e gerar o número do CIOT gratuito. Insira informações como número do RNTRC do transportador, informações básicas da transportadora e destinatário, cidades, valor do frete, custo do combustível, custos dos impostos, etc.

A ETIS é uma empresa transparente!

Para serviços de transporte de cargas, conte com uma transportadora de qualidade, que tem total noção do CIOT gratuito e cuida para que o processo ocorra com qualidade e segurança perante às obrigações legais. Conte com a ETIS! Conosco, você encontra içamento de móveis, içamento de equipamento hospitalar, içamento de escada rolante, transporte de cargas, guarda-móveis e muito mais!

Compartilhe:

Posts RecentesCategoriasTags