10Dez
rastreamento de cargas

Conheça 6 benefícios do rastreamento de cargas

Atualmente, o roubo de cargas é uma das maiores preocupações das transportadoras brasileiras. Por isso, muitas empresas optam por tecnologias de rastreamento de cargas para evitar prejuízos a elas e aos seus cliente. O monitoramento de veículos via satélite é a melhor solução para verificar desvios de rotas, roubos, atrasos, excessos de velocidade e outras situações.

O rastreamento de cargas traz diversas vantagens às transportadoras, seja em questões de logística ou segurança da mercadoria. Assim, é possível obter máximo controle da carga para entregar o melhor serviço de transporte aos clientes. Portanto, se você deseja conhecer os benefícios da tecnologia de rastreio, continue lendo este artigo. Confira as 6 dicas que a ETIS preparou para você!

Benefícios do rastreamento de cargas

Acompanhamento em tempo real

vantagens do rastreamento de cargas

Um sistema de rastreio via satélite eficiente oferece a exata localização dos veículos da frota em tempo real. Assim, a transportadora tem o controle da sua equipe de funcionários e dos seus caminhões todos os dias, 24 horas. Além de identificar o trajeto percorrido, a velocidade do veículo e dados completos do motorista encarregado de cada operação.

A obtenção de dados instantâneos por meio do rastreio diminui o índice de informações incorretas, aumenta a confiabilidade da operação e agrega vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Este benefício é um dos mais relevantes para a execução do trabalho com máxima segurança e previsibilidade de riscos.

Controle na entrega de produtos

segurança do rastreamento de cargas

O controle de todas as operações, seja no transporte, manuseio ou entrega dos produtos, é essencial para a qualidade do serviço final de uma transportadora. Gestores de logística que possuem o comando na execução do trabalho estão mais aptos a encontrarem melhores soluções para imprevistos. Desse modo, há o comprometimento de entregar o produto da melhor forma possível ao cliente final.

É possível identificar e monitorar índice de erros e acertos e, assim, propor ações que otimizem todas as etapas do procedimento. O rastreamento de cargas via satélite permite verificar possíveis atrasos na entrega, ausência de itens no local de destino e necessidade de notificar o cliente.

Prevenção de roubos e extravios

Infelizmente, roubos e extravios são recorrentes no processo de transporte de cargas. Podem ocorrer em qualquer ponto da cadeia logística: armazenamento em estoque, liberação para transporte, durante o trajeto ou na transferência entre modais. Por isso, em muitas ocasiões, é difícil identificar em qual etapa do processo o extravio ocorreu. O rastreamento de cargas auxilia exatamente nesse ponto, otimizando o processo logístico.

Utilizando a tecnologia via satélite, a transportadora consegue identificar qual foi a falha na entrega e em qual ponto da cadeia logística ela ocorreu. Assim, é mais fácil corrigir o erro e elaborar uma prevenção efetiva para evitar que o transtorno aconteça novamente.

Redução de custos

melhorias do rastreamento de cargas

O rastreamento da frota pode ser utilizado também como solução para redução de custos operacionais. As informações concedidas pelo satélite podem ser transformadas em um banco de dados valioso para o setor econômico da empresa. É possível criar um diagnóstico para diminuir gastos com manutenção, consumo de combustível e até com seguro automotivo. Algumas seguradoras oferecem descontos para veículos que possuem equipamentos de rastreamento veicular, visto que os roubos diminuem com a utilização da ferramenta.

Aumento da produtividade

O rastreamento de cargas pode ser empregado como estratégia para aumentar a produtividade do serviço. A interação entre motorista e gestor é facilitada com a utilização do sistema e favorece a atualização de informações relevantes para a empresa.

Os profissionais da empresa sentem-se mais integrados e trocam informações sobre a situação da carga, do veículo e da própria viagem. Desse modo, o transporte de cargas torna-se mais produtivo em todas as etapas logísticas.

Eficiência no planejamento de rotas

O tempo gasto nas viagens também pode ser otimizado com o rastreio de frotas. O uso do software de localização em tempo real é ideal para planejar as rotas com máxima eficiência e diminuir tempo de deslocamento. Assim, a empresa garante a entrega dos produtos dentro dos prazos acordados com o cliente, tornando-o muito mais satisfeito com o serviço.

Agora você entende como o rastreamento de cargas é importante para a eficiência do serviço de transporte? Portanto, conte com uma empresa especializada para entregar suas encomendas com segurança e rapidez. Para isso, você pode contar com a ETIS! Somos uma transportadora no Rio de Janeiro que possui frota composta por veículos com rastreamento via satélite. Além disso, temos monitoramento 24 horas e opção de bloqueio do caminhão em caso de emergência. Realizamos mudanças comerciais, residenciais e industriais, transporte de cargas sensíveis e perigosas, içamento de móveis e içamento de escada rolante. Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossos serviços.

Compartilhe: